Planejar lança coleção de livros para certificação CFP com prefácio de Alfredo Setúbal

A Planejar em parceria com a Practa lança coleção de seis livros voltados a planejadores financeiros, tanto aos que já atuam na área quanto àqueles que pretendem prestar o exame de Certified Financial Planner (CFP) e buscam nos livros uma base de estudos direcionada à essa finalidade. Publicada pela Editora Sirius, que atua na área de investimentos desde 1996 através da revista Investidor Institucional e com essa nova publicação passa a atuar também na área de livros especializados em finanças, a coleção aborda seis temas, um a cada volume: planejamento financeiro; gestão de ativos e investimentos; planejamento da aposentadoria; gestão de riscos e seguros; planejamento fiscal; planejamento sucessório.

 

Os seis volumes perfazem um total de 760 páginas, incluindo explicações sobre conceitos de investimento, definições macroeconômicas e seus reflexos no planejamento da vida financeira das pessoas, apresentação dos vários agentes com atuações nos mercados de finanças, investimentos, previdência e seguros, além de testes e exercícios de fixação dos conceitos apresentados na obra. Segundo o diretor da Editora Sirius, Luis Leonel, “o conjunto de ensinamentos reunidos nessa coleção de seis livros forma um material de estudos muito rico e muito útil para quem já participa, e também para quem pretende participar, dos mercados de planejamento financeiro e de investimentos”.

A obra tem prefácio de Alfredo Setúbal, que na época em que a idéia de certificação CFP foi levada à Anbid, hoje Anbima, era presidente da entidade e vice-presidente da área de investimentos do Itaú. Era 2003, lembra Setúbal nesse prefácio. “Foi mais uma experiência gratificante, dentre outros tantos desafios profissionais enfrentados em minha carreira, o que explica a grande alegria que senti ao ser convidado para escrever este Prefácio. Para mim é mais um reconhecimento por todo o trabalho realizado junto à Anbid naqueles anos”.

Ainda no prefácio, Setúbal lembra de profissionais como Louis Frankenberg e Ulf Mannhardt, então responsáveis pelas atividades do Instituto Brasileiro de Certificação de Planejadores Financeiros – IBCPF (hoje Planejar), que lhe apresentaram a idéia da certificação CFP, assim como do papel de Luis Maia, à época vice-presidente da Anbid, na condução desse processo. “Sob a liderança de Luis Maia estruturamos um plano e passamos a executá-lo, visando promover o crescimento dessa certificação de padrão internacional. Naquele momento o IBCPF tinha apenas 33 profissionais certificados”, relembra Setúbal.

A coleção “Material Oficial de Estudo para o Exame CFP no Brasil” pode ser comprada integralmente ou em livros separados através da loja virtual www.estantedoinvestidor.com.br. Nessa loja, os associados da Planejar conseguem desconto de 25% no valor da compra, bastando para isso digitar seu CPF no espaço destinado a Código do Cupom. A compra com desconto por CPF pode ser feita apenas uma vez.